quarta-feira, 18 de março de 2009

Estudo dirigido...







Definir :
1) Plasticidade Cerebral
2) Memória declarativa (explícita)
3) Memória não-declarativa (implícita)
4) Memória de curto prazo
5) Memória de longo prazo
6) Memória de trabalho
7) Engrama - (dinâmico e estrutural) – excitação em circuito – potencialização pós-tetânica
8) Amnésia anterógrada
9) Amnésia retrógrada

10) Analise o texto sobre o “fenômeno madeleine de Proust” e discorra sobre a influência das emoções e dos sentimentos sobre a aquisição e evocação de memórias declarativas. Dê ênfase às relações do hipocampo e das amígdalas nesse processo.

11- Fale sobre as áreas de associação cerebrais correlacionando com o papel principal exercido por cada lobo cerebral.

12-Comente sobre o papel do córtex sobre o sistema límbico, destacando a relação comportamento versus conduta.

13- Comente sobre o papel do sistema límbico sobre o comportamento agressivo e social.

14- Explique as sensações emocionais com base no circuito de papez.

15- A Memória é um processo ativo. Esta afirmação é:
A. falsa, porque a memória está livre da interferência de sentimentos ou vivências;
B. verdadeira, porque a memória envolve um processo de desdobramento da informação;
C. falsa, porque a memória reproduz fielmente a realidade, tal qual ela se apresenta;
D. verdadeira, porque a memória envolve um processo de transformação da informação.

16- Para que a informação fique guardada na memória a longo prazo, é necessário que ela seja:
A. repetida e recordada;
B. visualizada e fixada;
C. recordada e deslocada;
D. repetida e codificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário